BAIXE AQUI!
Em outubro escolheremos, através do voto nossos representantes políticos para os Poderes Legislativo e Executivo do país, em âmbito estadual e nacional. É uma grande missão nossa,exercer a cidadania através do voto consciente que tem consequências para a vida de todos os brasileiros e brasileiras.
O Documento 105 da CNBB “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”, enfatiza a índole secular que caracteriza o ser e o agir dos cristãos leigos e leigas, como propõe o Concílio Vaticano II e explicita a política como um dos lugares característicos do vasto e complicado mundo de atuação do laicato, como ressalta o Beato Paulo VI na Evangelli Nuntiandi. (cf. CNBB 105, n. 5-6).
Sobre a atuação dos leigos na política, nos diz o Papa Francisco: “Peço a Deus que cresça o número de políticos capazes de entrar num autêntico diálogo que vise efetivamente sanar as raízes profundas e não a aparência dos males do nosso mundo. A política, tão denegrida, é uma sublime vocação, é uma das formas mais preciosas da caridade, porque busca o bem comum. (...) Rezo ao Senhor para que nos conceda mais políticos que tenham verdadeiramente a peito a sociedade, povo, a vida dos pobres” (in. CNBB 105, n. 258).
Por isso, não podemos nos recusar de participar efetivamente da política, nos cargos públicos,
assumindo com responsabilidade a missão de tornar a sociedade mais ética e justa para todos e todas, sem distinção de cor, raça, sexo, religião, etc. Uma das ações propostas no Documento 105, para o mundo da política, está a de “incentivar e preparar os cristãos leigos e leigas a participarem de partidos políticos e serem candidatos para o executivo e o legislativo, contribuindo deste modo para a transformação social” (n. 263 “c”) e “acompanhar os cristãos que estão com mandatos políticos (executivo e legislativo), no judiciário e no ministério público e os que participam de Conselhos Paritá_ rios de Políticas Públicas, a fim de que vivam também aí a missão profética, promovendo reuniões, encontros, momentos de oração e reflexão e retiros” (n. 263 “f”). Assim, para contribuir com a reflexão sobre as eleições deste ano, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil, apresenta este “Subsídio de Formação Eleições 2018”, para que tomando conhecimento, estudem, multipliquem e divulguem, promovendo um movimento nacional de cidadania, de vivência eclesial, pois “a construção da cidadania, no sentido mais amplo, e a construção da eclesialidade nos leigos, é um só e único movimento” (Ap. n. 215).

Marilza José Lopes Schuina 
Conselho Nacional do Laicato do Brasil - CNLB