Na última terça-feira, dia 15 de setembro, aconteceu a 4ª Formação de Formadoras/es da JUFRA do Brasil!


E dessa vez foi ainda mais especial, porque foram convidadas/os as formadoras/es das fraternidades locais! Que, se não pudessem comparecer, também poderiam indicar qualquer irmã ou irmão da Equipe de Formação local. Mais de 40 pessoas estiverem presentes em um encontro de partilha sobre a Economia de Francisco e Clara. Para esse momento, todas/os receberam a indicação da leitura prévia da carta de convocação do Papa Francisco para o evento e a Carta da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara.

A partir dos documentos, discutimos o intuito do chamado, o movimento social que se originou no Brasil fomentado pela delegação brasileira e como podemos atuar individualmente e nas fraternidades para construir uma sociedade justa e fraterna.

O irmão Lucas Dionísio, da fraternidade Nova Geração Francisclariana, de Bebedouro/SP, participou pela primeira vez de um encontro que reunia diversos regionais e nos deixou um relato profundo sobre a temática partilhada:

 Participar da Formação acerca da Economia de Francisco e Clara é a união do passado e do presente para a construção de um futuro melhor. A união de Francisco de Assis e Francisco de Roma que mantêm viva a esperança por forme de justiça, igualdade e paz, nos leva a refletir sobre nossas ações para preservação da Casa Comum e a luta contra um sistema que insiste em afirmar que mulheres, LGBTQIA+, negros, indígenas e tantas outras minorias não existem, não têm voz, vez e lugar, reacendendo em nós, jovens, a chama Franciscana da loucura pelo Evangelho de Jesus Cristo e a sede por mudanças, fazendo memória do legado deixado por nosso Seráfico Pai Francisco e nossa Mãe Clara, a plantinha do Senhor, que à frente de seu tempo lutaram por e com os pobres, nos deixando a missão: “Comecemos, irmãos, pois até agora pouco ou nada fizemos”.

Também Aislan Viçosa, Formador do Regional Sul III, da Fraternidade Utopia, Santa Maria/RS, deixou seu depoimento repleto de afeto:

Inicialmente, gostaria de relatar o quão confortável é estar na formação com os formadores regionais e locais de todo o Brasil, acredito que o ambiente torna mais cativante o aprendizado, e claro, os momentos de cantos também. Esses espaços de formação são muito democráticos, todos tem as mesmas oportunidades de expressão, e isso mostra o estilo de movimento que somos e que queremos continuar sendo. Felizmente, trouxeram como Tema a “Economia de Francisco e Clara”, acredito que esse novo modo de enxergar a sociedade, toda mudança cultural que o documento traz só vai de encontro do que acreditamos como Franciscanos. Por exemplo, o cuidado com a casa comum, esse estar em comunhão com o todo, percebendo que devemos cuidar do Planeta, buscando sempre reduzir ao máximo as desigualdades existentes na sociedade. Além disso, as partilhas foram acontecendo de forma horizontal e com muita atenção por parte das irmãs e irmãos. Alegremente, as irmãs e os irmãos foram trazendo os apontamentos dos textos, as dúvidas, as colocações e opiniões, e até mesmo saídas a partir do tema.  Por fim, essas formações são excelentes, muito aprendizado e partilha entre irmãos e irmãs.”



Agradecemos aos irmãos que colaboraram com suas palavras, também todas/os aquelas/es presentes neste encontro especial, bem como a Irmã Gabriela Roz, cifa, que guiou espiritualmente o momento, além de contribuir com belíssimos cantos francisclarianos. Obrigada, irmãs e irmãos!

Seguimos, com amor, construindo os caminhos formativos da JUFRA do Brasil, em busca da vivência constante da Economia de Francisco e Clara.

Paz e Bem!