06/11/2021

Com alegria reunimos as formadoras e formadores regionais para partilhar sobre a leitura da Encíclica Fratelli Tutti! 

Iniciamos a tarde de sábado com a oração pela perseverança na vocação (Devocionário p. 112), lembrando do estado de constante luto que vive o País, bem como das dificuldades encontradas no serviço para animar e fortalecer as fraternidades locais. 

Como informes, foi relatado às formadoras e formadores regionais que no próximo ano não teremos Caderno Nacional de Formação porque os esforços estão centrados no lançamento do novo Livro da EFF, que ocorrerá em 6 de março de 2022. Conversamos sobre a necessidade de fortalecer a pertença a essa etapa formativa e construir nas irmãs e nos irmãos a vontade de viver o último período do itinerário formativo da JUFRA. 

Ainda foi repassado a necessidade de observar o envio das atas dos retiros que vão, aos poucos e com a graça de Deus, voltando a acontecer nas fraternidades. 

O último informe foi relativo ao II Encontro Nacional da Economia de Francisco e Clara, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de novembro. Foi destacada a importância de participarmos e convidarmos os irmãos e as irmãs das fraternidades locais (mais informações: http://economiadefranciscoeclara.com.br/ii-encontro-nacional/). 

Sobre a Fratelli Tutti, destacamos a coragem e a ousadia do Papa Francisco para tratar de temas tão importantes de forma tão lúcida e direta. Na nossa partilha, conversamos sobre a pertinência da forma pela qual foi passado o conceito de função social da propriedade ("direito à propriedade privada como um direito secundário e derivado do princípio do destino universal dos bens criados" - FT 121), que revela um verdadeiro avanço no pensamento da Igreja. 

Além disso, outro trecho destacado foi a citação seguinte: "enquanto nosso sistema econômico-social ainda produzir uma só vítima que seja e enquanto houver uma pessoa descartada, não poderá haver a festa da fraternidade universal" (FT 110), que muito se assemelha à nossa compreensão do que é ser fraternidade. 

Como mensagem final, a encíclica nos provocou a pensar que solidariedade "é pensar e agir em termos de comunidade, de prioridade da vida e de todos sobre a apropriação dos bens por parte de alguns" (FT 116). 

Na certeza de que é preciso valorizar todo o cominho pedagógico que o Papa Francisco nos oferece, o estudo da Fratelli Tutti entre irmãs e irmãos nos aproxima desse ideal e faz reafirmar em nós o desejo de seguir nossa vocação. 

Paz e bem!