Quando iniciou a sua missão, Jesus chamou alguns pescadores e lhes disse: "Vinde após mim, e eu farei que vos torneis pescadores de homens" (Mc 1.17). Naquele dia, Ele assumiu um sério e ousado compromisso, esses pescadores não conheciam os motivos do chamado, muito menos sabiam de psicologia, relações humanas, ou mesmo tinham experiências teológicas, missionárias ou acadêmicas. Não amavam o suficiente nem eram pacientes. Os defeitos pessoais poderiam pesar mais do que as virtudes, mais assim como o jovem Francisco de Assis assumiram esse desafio de ser exemplo vivo do reino Deus.
Aquele a quem chamamos de o Mestre dos mestres deu conta do recado. O sucesso absoluto de Jesus como preparador e treinador de pescadores de homens veio através das seguintes providências que podemos observar:
Na CONVIVÊNCIA, Jesus os designou "para que estivessem com ele" (Mc 3.14). Eles estavam sempre com o Senhor - nas viagens, nas curas, nos milagres, nas conversas, nos atritos, na canseira, nas hospedagens e nas refeições.
Os evangelhos dizem que "chamou Jesus os doze, e começou a enviá-los a dois e dois" (Mc 6.7), "a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos" (Lc 9.2). Muitas coisas só se aprende na PRÁTICA.

Autor: THIAGO COSTA CARVALHO
Subsecretário Regional de Formação-Regional NEA3 PB/RN
Fraternidade Irmão Sol, Irmã Lua-Mossoró/RN

CONFIRA O TEXTO COMPLETO:

http://formacao-jufrabrasil.blogspot.com/p/formacao-semanal.html