Há muitos dias venho meditando sobre quais reflexões deveríamos apresentar aos irmãos sobre esse tema de Liderança. Eis que do exercício diário de escuta e convívio com a fraternidade percebemos que nossa prática revela vários elementos que são a base para compreendermos o que faz de nós jovens líderes franciscanos.

Quando iniciei na Juventude Franciscana um das coisas que mais me chamou atenção era o fato de não termos um coordenador central em nossas fraternidades, como era diferente compreender por que existia um SECRETARIADO que é FRATERNO. Mas, será se o uso dessa nomenclatura é apenas uma forma de falar difícil, gerando um confusão de nomes e pensamentos ou marca a essência para compreendermos o espírito de liderança na JUFRA? Será se somos apenas gerenciadores de informações e serviços, conceito do dicionário para a palavra secretariado?

Bom, a partir dessa idéia me encanta o fato de sermos IRMÃOS, não é qualquer secretariado, mas um CONJUNTO de irmãos, que se reúnem em FRATERNIDADE para servir uns aos outros. A base do serviço franciscano é o AMOR, logo os jovens da JUFRA que fazem parte desse secretariado devem estar tomados pelo amor aos irmãos que se reflete no amor a Deus. Então, se o caminho de nossa vocação é o amor a Deus e aos irmãos, quando omitimos o nosso “sim” e não servimos as nossas fraternidades, estaríamos nós negando esse princípio fundamental?.

LEIA O TEXTO COMLETO:

http://formacao-jufrabrasil.blogspot.com/p/formacao-semanal.html

Mayara Ingrid S. Lima

Sub. Regional de Formação- Regional NEA1