A bíblia é a palavra de Deus semeada no meio do povo, assim diz a música. Composta por 73 livros, a mesma se divide em duas partes, o antigo e o novo testamento.  Sendo assim o livro mais vendido no mundo e traduzido para vários idiomas, a bíblia nunca está desatualizada, é um livro contemporâneo, apresentando sempre uma mensagem atual ao leitor a qualquer tempo. Nesse texto veremos a sua importância para a vida do cristão, de modo especial para o nosso pai seráfico São Francisco.
No principio, Deus criou o céu e a terra. Gn 1,1 ... Assim começa a sagrada escritura falando do começo da humanidade e de todas as benfeitorias de Deus. Iniciando pelo livro Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué e Juízes que fazem parte da origem dos Reis, em seguida vem mais 7 livros que fazem parte Dos Reis de Israel, e o Exílio, são eles: Rute, Samuel I, Samuel II, Reis I, Reis II, Crônicas I e Crônicas II. Portanto, nesses livros vemos as criações de Deus e suas obras.  Daí dar-se o início dos fatos após o Exílio na Babilônia. Composto também por 7 livros: Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, Macabeus I e Macabeus II.
Após a construção do Antigo testamento com os livros acima descritos, surgem os livros com caráter mais poético, os livros das orações e dos ensinamentos de Deus ao seu povo, Livros Sapienciais, a saber são eles: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos, Eclesiástico (ou Sirac) e Sabedoria, depois desse livros,começam os livros que vem falar da pregação e do ensinamento das escrituras sagradas, os livros do Profetas Menores: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel e Daniel, depois desses livros, continuam os livros que falam das pregações e das alianças de Deus para com o seu povo, 12 livros vem falar sobre esse período, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias. Depois de passar por todos esses livros, acaba o antigo testamento, começando assim o novo testamento.
O novo testamento, já no inicio, vem falar dos evangelistas, que são 4 Mateus, Marcos, Lucas, João, estes escritos vêm detalhar a passagem de Jesus na terra, demonstrando toda a simplicidade e sabedoria, do nosso senhor Jesus. Ao passar por esses livros, temos o livro dos Atos dos Apóstolos, que nos apresenta as vivencias dos apóstolos com Jesus. 
São Paulo depois do seu processo de conversão começa a escrever cartas aos povos de sua região, desse modo surgiram 14 livros, Carta aos Romanos, Coríntios I e II, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, Tessalonicenses I e II, Timóteo I e II, Tito, Filemon, Hebreus. Indo no caminho de São Paulo, alguns outros Apóstolos também escreveram cartas formando 8 livros, estas foram: Carta de Tiago, Pedro I e II, João I, II e III, Judas, Apocalipse. Assim é composta a bíblia adotada pela Igreja Católica.

O nosso Pai seráfico São Francisco, tinha a bíblia, como a sua maior arma aqui na terra, temente a Deus e suas obras, Francisco era propagador da palavra de Deus, levando a boa nova, por onde passava.  O conhecimento de Francisco sobre as Escrituras acontece na prática da vida. Das contínuas reflexões que vai realizando e daquilo que ouve nas liturgias. Era a forma mais comum para uma pessoa poder compreender e ter acesso à Palavra de Deus. Esse foi o caminho usado por São Francisco que possuía um ouvido atento para compreender a palavra que lhe era dirigida. Francisco tinha desenvolvido em sua vida o senso prático das coisas, mas essa sua praticidade estava ancorada numa vida de oração e meditação.
“Embora não tenha tido nenhum estudo, o santo aprendeu a sabedoria do alto, que vem de Deus, e iluminado pelos fulgores da luz eterna, não era pouco o que entendia das Sagradas Escrituras. Sua inteligência purificada penetrava os segredos dos mistérios, e, onde ficava fora a ciência dos mestres, entrava seu afeto cheio de amor. Lia, às vezes, os livros sagrados, e o que punha uma vez na cabeça ficava indelevelmente gravado em seu coração. Usava a memória no lugar dos livros, porque não perdia o que ouvia uma vez só, pois ficava refletindo com amor em contínua devoção. Dizia que esse modo de aprender e de ler era muito vantajoso, sem ter que folhear milhares de tratados. Era um verdadeiro filósofo porque não preferia coisa nenhuma mais que a vida eterna. Afirmava que passaria facilmente do conhecimento de si mesmo para o conhecimento de Deus aquele que estudasse as Escrituras com humildade e sem presunção. Era frequente resolver oralmente as dúvidas de algumas questões, porque, embora não fosse culto nas palavras, destacava-se vantajosamente na inteligência e na virtude (SÃO FRANCISCO DE ASSIS,1988, p. 360). ”
São Francisco era tão fiel às sagradas escrituras que não só guardava em sua memória e coração as palavras sagradas, como fazia destes ensinamentos a sua própria vida. Ecoa no tempo as sábias palavras do Pobrezinho de Assis: Pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras. ”


Henrique Cavalcanti – Formador Local
Fraternidade Espelho de Clara – Camela – Ipojuca – PE
Regional NE B1(PE/AL)