A mulher admirável Chiara d'Offreducci, Clara de nome e clara por suas virtudes, nasceu em Assis, na Itália, no dia 16 de julho de 1194, de família muito ilustre, concidadã do bem-aventurado Francisco de Assis na terra e reinando agora com ele no céu. Filha de Condes Ortolana e Favarone de Offreduci viveu sua infância e juventude no seio de uma família de nobres. Mas Clara, de seu lugar social da nobreza, esteve atenta à realidade dos menos providos, dos excluídos dos programas do sistema feudal: repartiu às escondidas com os pobres até mesmo o que lhe servia de sustento. Sentiu- se chamada a uma vocação diferente, tocada pela conversão de Francisco, filho de Pedro Bernardone. Aos 18 anos, ouviu Francisco pregar os sermões da Quaresma na igreja de São Jorge, em Assis.

As palavras dele inflamaram tanto seu coração, que o procurou em segredo, pois também ela desejava viver "segundo a maneira do santo Evangelho".
Francisco lhe falou sobre o desprezo do mundo e o amor de Deus, e fortaleceu-lhe o desejo nascente de abandonar tudo por amor a Cristo. Encerrou a conversa dizendo: "Quero contar-te um segredo, Clara: desposei a Senhora Pobreza e quero ser-lhe fiel para sempre". Clara respondeu que "queria viver a mesma vida, a mesma oração e, sobretudo a mesma pobreza".

Sua vocação, decididamente, foi inspirada pelo nascente movimento. Porém, o novo caminho espiritual que Clara trilhou traduziu seu ser feminino e se definiu, além disso, como próprio, original, único: marcante clariano.

Autora: Ívia Mayara Morais dos Santos

Sub. de Regional de Formação- NE B1 PE/AL

Fraternidade Beleza Simples- Pesqueira- PE


CONFIRA O TEXTO COMPLETO: