(Poderemos ver a partir de uma experiência concreta como o trabalho com a infância, micro e mini franciscanos pode auxiliar para o fortalecimento de nossas fraternidades de JUFRA)

Jufrinha – Vem e Segue-me

No dia 17 de fevereiro de 2005, nascia oficialmente em Foz do Iguaçu no Paraná a Fraternidade Jufrinha de Micro Franciscanos que com o passar do tempo foi se transformando em Mini Franciscanos até que esses irmãos recentemente ingressaram na Jufra, Fraternidade Vem e Segue-me.

A Jufrinha me ofereceu boas experiências de vida que me deu mais vontade de continuar a vivência franciscana, ganhei uma nova família. (Agnis Ramos do Nascimento – Ex Micro e Mini Franciscana – Atual Subsecretária de Finanças – Jufra – Fraternidade Vem e Segue-me).

A exemplo dos irmãos da Jufra e OFS e sob a luz do carisma de São Francisco e Santa Clara as crianças foram crescendo física e espiritualmente. Muitas crianças foram se despedindo da “Jufrinha” assumindo novos rumos, mas os que permaneceram apesar de ainda muito jovens têm uma experiência impar na caminhada franciscana.

Quando crianças era difícil a caminhada porque não eram responsáveis por eles mesmos e a Jufrista, Subsecretária responsável, sempre precisava buscar e levar as crianças em casa, além de manter sempre o diálogo com os pais para que os mesmos compreendessem que não se tratava de uma catequese, tampouco uma pastoral ou ainda uma “escolhinha”. Mas que na verdade consistia em uma Fraternidade. Assim, toda a família era envolvida em muitos eventos dos Micro Franciscanos.

Com a adolescência chegando... essa caminhada foi encarada como uma provocação, uma vez que as propostas do mundo se mostram cada vez mais desafiadoras e porque não dizer contrárias ao direcionamento cristão sobretudo tendo a Jufra como placa de direção para este caminho de Jesus Cristo.

Além disso, aumentou-se a cobrança e a preocupação dos pais com a “fase de rebeldia” da adolescência. Diante desta nova realidade houve a necessidade de mudar até mesmo a dinâmica de trabalho que passa a se distanciar daquela dinâmica infantil, pois já não se tratava mais de Micro, mas sim de Mini Franciscanos e por outro lado, a experiência anterior como Micro Franciscanos já havia sido suficiente para ganhar a admiração e o respeito dos pais sendo a Jufra um modelo almejado dos pais e mães para seus filhos.


A Jufrinha foi um dos muitos caminhos que estavam a minha escolha na infância, um caminho que apesar de outras distrações do mundo, me despertou interesse por seu brilho. Hoje, seis anos depois, percebo que toda essa vivência com meus irmãos foi e está sendo gratificante em minha vida. (Paula Brenda Fernandes – Ex Micro e Mini Franciscana – Atual Secretária Fraterna – Jufra – Fraternidade Vem e Segue-me).

A convivência com os irmãos na Jufrinha, essa união é a base de tudo que me fez permanecer e estar hoje na Jufra. (Savio Leal Ramos–Ex Micro e Mini Franciscano – Atual Subsecretário de Infância, Micro e Mini Franciscanos – Jufra – Fraternidade Vem e Segue-me).

As crianças, agora adolescentes, já se sentiam e realmente eram parte inseparável da Jufra. E isso tudo acontecia naturalmente como conseqüência sem nunca haver a cobrança de que eles seriam o futuro da Jufra.

Eu não fui Micro nem Mini Franciscano, no entanto, é com essa galerinha que eu aprendo muito e me cativa fazendo com que eu queira aprender cada vez mais e vivenciar tudo isso nesta grande família. (Rodrigo Farias de Souza – Subsecretário de DHJUPIC – Jufra – Fraternidade Vem e Segue-me)

É esse povo aí que me acorda às três da tarde pra organizar eventos da Jufra. É com esse povo aí que já dividi meu colchão dormindo apertado e ouvindo roncos nos encontros por aí a fora. É desse povo aí que eu gosto muuuuuuuuuito. (Guilherme Siqueira – Ex Micro e Mini Franciscano – Atual Subsecretário de Ação Evangelizadora – Jufra – Fraternidade Vem e Segue-me).

Finalmente, depois de cinco anos, chegou o grande dia: em 25 de setembro deste ano de 2010 esses franciscanos de carteirinha, assumiram o compromisso de Jufrista que proporcionou alegria aos “veteranos recém chegados” e entusiasmo de renovação para a Fraternidade de Jufra.

Isto é parte de uma história que não termina por aqui. Atualmente a Jufra Fraternidade Vem e Segue-me persiste com o trabalho da Fraternidade de Mini Franciscanos chamada Paz e Bem além de estar trabalhando para o acolhimento de outros simpatizantes que têm incessantemente buscado o ingresso na Fraternidade Jufrinha. Mas essa parte da história fica para uma próxima oportunidade.

Aproveitando a ocasião, ficam os fraternos agradecimentos a Irmã Professa na OFS e ex Jufrista: Ana Maria Silva Rodrigues que muito contribuiu e ainda contribui para com o trabalho com esses grandes pequenos irmãos.

Autora: Gleice F. P. Silva. Sub. Regional de Formação, Juventude Franciscana-Paraná Sul I