QUARESMA: TEMPO DE ORAÇÃO
Iniciou-se o tempo litúrgico da Quaresma, tempo este que Jesus permaneceu em jejum e oração por 40 dias no deserto, buscando maior preparação para realizar sua missão diante da humanidade. Com isso, este tempo nos convida a também, através do exemplo de Jesus Cristo, iniciar uma parada reflexiva acerca de nós mesmos.
No período quaresmal há a oportunidade de olharmos para dentro de nós e refletirmos sobre o que nos incomoda e nos afasta do caminho sagrado que Deus possui para cada um de nós, assim, a oração é elemento fundamental para entrarmos e permanecermos em sintonia com Ele. Observa-se no livro de Mateus 6:5,6 a importância da oração fiel e sincera, e não aquela dirigida em palavras soltas: "5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. 6 Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará." Através desta passagem Jesus traduz a importância da oração sincera dirigida ao Pai.
O que se extrai dessa passagem é a necessidade de sentir o momento de oração, de vivenciá-lo plenamente, assim como fez Jesus ao retirar-se para ficar a sós com Deus. Neste trecho bíblico não há uma condenação à oração conjunta, mas simplesmente um chamado a orarmos com sinceridade, com o coração aberto para receber o Pai e entender o que ele nos fala.
A quaresma é momento propício à retirada em oração, é preciso reconhecer em si próprio o que nos faz mal, o que prejudica a nossa caminhada, o que nos afasta do Reino de Deus, e só poderemos reconhecer essas atitudes em nossa vida, quando fizermos esta parada, este reconhecimento do verdadeiro caminho a ser trilhado. Jesus nos aponta a direção a seguir através da oração fiel, da reflexão verdadeira, Ele nos recompensará quando formos capazes de estarmos em sintonia com o que ele quer de cada um de nós.
Nós jovens cristãos devemos estar atentos a este chamado que Deus nos faz através do exemplo de Jesus Cristo, pois as coisas ruins do mundo acabam por ser mais atrativas aos olhos daqueles que não vivenciam o momento poderoso com Deus através da reflexão e oração. É impossível viver o Evangelho sem estar aberto e disposto a mudar hábitos rotineiros que prejudicam a nós e ao próximo. Por isso a necessidade de refletir atitudes e sentimentos e buscar a oração aberta com Deus.
Ainda que seja difícil neste mundo agitado em que vivemos realizar uma parada, devemos seguir o exemplo vivo de Jesus Cristo e reconhecer as nossas angústias, medos, imperfeições para que possamos corrigi-las e ter uma vida mais próxima de Deus e de sua sagrada Palavra. Diante disso, a oração é elemento essencial aos cristãos que buscam o reencontro e contemplação em Deus.
0 Comentários