Essa semana trazemos um tema de extrema importância: a partir do dia 26 de novembro de 2017 até 25 de novembro de 2018, vivenciaremos o “Ano do Laicato”. O tema escolhido foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14. Além disso, o Ano de Laicato terá como objetivo geral: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”. Portanto, podemos perceber que teremos papel fundamental como cristãos leigos, e claro como franciscanos, nesse período. Uma palavra que poderia resumir isso seria protagonismo. Esse é o ano de nos unirmos por um ideal e lutar por ele; momento de percebermos do que a Igreja e a sociedade. Mais ainda, momento da juventude cristã se unir e mostrar que também faz parte da Igreja.
Com isso, a Formação da Juventude Franciscana preparou um modelo de reunião para que as fraternidades tenham um direcionamento sobre como abordar essa temática. Confiram abaixo!

PRIMEIRO MOMENTO – conceitualizando o tema.
- Reunir todos em roda, fazer uma oração inicial, a escolha do facilitador;
- Explicar o tema do encontro (Ano do laicato), tema, lema e objetivo principal;
- Questionar ao grupo: o que é laicato? O laicato como um todo é um “verdadeiro sujeito eclesial” (DAp, n. 497a). Cada cristão leigo e leiga é chamado a ser sujeito eclesial para atuar na Igreja e no mundo. A Francisco de Assis o Cristo Crucificado ordenou: “Vai e reconstrói a minha Igreja”. Temos firme esperança de que continuarão dando grande contribuição à renovação da Igreja de Cristo e sua atuação no mundo.(doc 1) à ler/explicar após ouvir o que o grupo têm a dizer.
- Após a definição do conceito explicar a nossa importância enquanto juventude cristã e franciscana nesse período;

SEGUNDO MOMENTO – contextualização
- Aprofundar o tema e o lema:  o que sentimos ao ouvi-los? O que eles querem nos passar?
- Avanços e retrocessos de nossa Igreja/sociedade: pedir que cada um escreva em uma tira de papel e coloque no centro da roda o que considera que avançamos e retrocedemos nesses últimos anos.
- Diante disso, ao que somos chamados?

TERCEIRO MOMENTO – interiorização
- Deserto: pedir aos irmãos que se espalhem e fiquem um tempo refletindo em silêncio ao que se sentem chamados a fazer pela comunidade, pela Igreja. (‘Senhor, o que queres de mim?’)
- Tocar músicas que incentivem esse momento de reflexão e interiorização.

QUARTO MOMENTO – o que nos propomos?
‘Ser cristão, sujeito eclesial, e ser cidadão não podem ser vistos de maneira separada.’
- Encaminhamentos finais;
- Jovem cristão e franciscano: qual a nossa missão para o Ano do Laicato?
- Separar em dois ou mais grupos para pensarem intervenções possíveis em sua comunidade, e depois apresentar ao grupo.
- O grande grupo decide então pelo menos uma das intervenções a serem seguidas ao longo do ano.

- Encerramento: ultimas considerações, oração final.