Ocorreu hoje, dia 15/05/2021, a VII Formação de Formadoras/es da JUFRA do Brasil!

As formadoras e formadores presentes debateram e aprofundaram o conteúdo da Carta Apostólica PATRIS CORDE, do Papa Francisco, lançada por ocasião do 150o aniversário da declaração de São José como Padroeiro Universal da Igreja.

O documento apresenta reflexões muito interessantes sobre o perfil e a vida de São José, com apontamentos diversos daqueles que são comumente explorados na Igreja. O papa trabalha conceitos de amor, ternura, obediência, acolhimento, coragem, trabalho

Com aprofundamento próprio da formação franciscana, as discussões permearam temas como novas formações familiares, distinção de classe, precarização do trabalho, importância das mulheres para a Igreja, castidade sendo expressão da liberdade, e não punição e sacrifício - muito menos restrita às questões sexuais -, o serviço como dom de si mesmo, exercido com alegria e não com tristeza.

Na Carta Apostólica foi apresentada uma face de José que ninguém conhecia. Por isso, as irmãs e irmãos lamentaram que não há mais visibilidade da coragem, da entrega, do serviço e da confiança do Santo, mas são destacados outras características que levam à compreensão rasa da história e vida desse homem. 

Diante dessa perspectiva, entendemos que há muitas narrativas que contam as mesmas histórias na Igreja, inclusive a da Salvação, e é necessário lermos e analisarmos os materiais com "olhos franciscanos". Olhos de irreverência, de questionamento, de esperança, afeto e sede de mudança. Buscando sempre a essência do Evangelho, como nosso Pai Seráfico. 

Que a coragem criativa de José nos inspire a buscar sempre o aprofundamento formativo, para que outras reflexões como as realizadas neste dia sejam possíveis. "E não importa se tudo parece ter tomado já uma direção errada, e se algumas coisas já são irreversíveis. Deus pode fazer brotar flores no meio das rochas." (p. 7).

Finalizamos a memória deste momento de muita formação e afeto com a oração que, na Carta Apostólica Patris Corde, o Papa Francisco conta que reza diariamente:

«Glorioso Patriarca São José, cujo poder consegue tornar possíveis as coisas impossíveis, vinde em minha ajuda nestes momentos de angústia e dificuldade. Tomai sob a vossa proteção as situações tão graves e difíceis que Vos confio, para que obtenham uma solução feliz. Meu amado Pai, toda a minha confiança está colocada em Vós. Que não se diga que eu Vos invoquei em vão, e dado que tudo podeis junto de Jesus e Maria, mostrai-me que a vossa bondade é tão grande como o vosso poder. Amém».