IV REUNIÃO BIMENSAL DA EQUIPE DE FORMAÇÃO NACIONAL DA JUFRA


05/02/2022


Na primeira reunião de 2022, a Equipe Nacional de Formação conversou sobre os planos e sonhos para 2022... Com dois motivos muito especiais para comemorar! Primeiro, a vida de nosso irmão Magno, que faz aniversário hoje e esteve conosco nesse dia importante. Que o novo ano que se inicia seja repleto de alegrias, realizações e bênçãos! Além disso, também foi a primeira reunião na Equipe de Formação de nossa irmã Laís, que chega para somar na Secretaria Nacional da INAFRA! Bons ventos sopram para a nossa infância e adolescência e não podíamos estar mais felizes! 


Começamos a reunião de hoje partilhando parte do texto publicado na Revista Paz e Bem de nov-dez 2021, em que foi trabalhada a Equipe de Formação, na parte direcionada para a JUFRA: 


A Equipe de Formação na JUFRA

Na Juventude Franciscana, as Diretrizes de Formação dispõem que a Equipe é a principal responsável pela condução e acompanhamento do processo formativo, constituída, nos diferentes níveis, por Secretário/a Fraterno/a; Secretário/a de Formação; Secretário/a de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação (DHJUPIC); Secretário/a de Ação Evangelizadora; Secretário/a de INAFRA; Animador/a Fraterno/a e Assistente Espiritual. A coordenação da Equipe é conduzida pelo/a Secretário/a de Formação.

Para a juventude, principalmente no tempo em que vivemos, os obstáculos e as riquezas da construção coletiva são dois lados da mesma moeda e, para a Equipe de Formação, manifestam-se de forma ainda mais inflamada. Isso porque o individualismo que nos invade como sociedade se reflete ainda mais nas e nos jovens que formam suas convicções acreditando que esse é o jeito “normal” de se viver: prezando pela competição em todos os âmbitos da vida, priorizando sempre o desempenho individual e com imensas dificuldades de diminuir ou apressar o passo para caminharmos todos/as juntos/as.

Por outro lado, a fraternidade se apresenta como resposta. A proposta franciscana invade e rompe com essa lógica de se viver e faz florescer em nós a beleza que existe se depositarmos atenção, cuidado, paciência e perseverança na construção coletiva. Isso se aplica para a própria vivência em fraternidade, nos mais diversos níveis, e ainda mais para que seja possível e viável o sonho de termos em todas as fraternidades a Equipe de Formação. Por mais que possa parecer difícil ou distante, são lindas as flores que podemos colher se devidamente cuidarmos das sementes de Equipe de Formação. A união dos dons oferecidos pelos/as Secretários/as abrilhanta o processo formativo, depositando ainda mais criatividade nas dinâmicas, alegria na preparação dos encontros, espiritualidade que atravessa a Formação, além de demonstrar intenso cuidado com o/a Secretário/a de Formação, que, contando com a presença ativa dos/as demais irmãos/ãs do Secretariado, sente-se verdadeiramente acolhido/a na tarefa de guiar a Formação da fraternidade, o que é demonstração efetiva do cuidado.

Nessa expectativa de harmonia e sintonia nas práticas voltadas ao processo formativo, que se poderão desempenhar todas as atividades que são designadas como responsabilidade da Equipe: acompanhar as etapas de formação, articular os Retiros, fomentar nos irmãos e nas irmãs e busca pelo aprofundamento nos conhecimentos do carisma, além de apresentar materiais e opções complementares que tornem ainda mais atraente o processo formativo.

A Equipe de Formação é, assim, espaço de cuidado. Com a fraternidade, com os irmãos e irmãs que dela participam, e com o dom mais precioso que a Família Franciscana nos oferece: a Formação. Essa possibilidade infinita de nos fazer mergulhar na grandiosidade do nosso carisma, de conhecer de perto a vida e a espiritualidade franciscanas, e de nos aproximar ainda mais de um Deus pobre, humilde e crucificado. Que sejamos cada vez mais abertos e abertas à instituição de Equipes em todos os níveis e que aproveitemos intensamente essa expressão genuína do cuidado fraterno com o processo formativo.


Além disso, conversamos sobre os serviços, com as sugestões e as propostas das irmãs e irmãos à frente das secretarias. Em fraternidade, tratamos sobre as atividades que desenvolveremos no ano e como faremos este último ano do quadriênio ser muito bem aproveitado pela JUFRA do Brasil. 


A mensagem que fica é que estamos sempre recomeçando e, no seguimento do que disse nosso Pai Seráfico, é sempre tempo de começar a servir! Paz e bem.