OS DESAFIOS DO JOVEM
Estudo, trabalho, família, relacionamentos íntimos, religiosidade. Quantos são os desafios que um jovem precisa enfrentar no seu processo de amadurecimento pessoal. E quantas são as influências a que estão submetidos num mundo onde há um excesso de informações disponíveis e vários interesses, sobretudo financeiros e políticos, envolvidos. Muitas são as perguntas que rondam a cabeça dos jovens e as respostas, muitas vezes, só os confundem ainda mais. Neste contexto, eles precisam ter uma base e a base mais sólida e infalível que eles podem encontrar, hoje e sempre, é o Evangelho de Jesus Cristo.
Um dos grandes desafios na vida do jovem é a educação. A frenética mudança tecnológica e social tem exigido formação técnica cada vez melhor. A competição no mercado de trabalho também deixa poucas oportunidades para quem não dedica boa parte de suas vidas sobre uma carteira de escola. Em busca de uma posição na sociedade, os jovens se dedicam a inúmeras atividades de formação técnica. O problema surge quando, dentro desse contexto, ele não vê necessidade de se abrir à Palavra de Deus. O resultado disso é que, numa sociedade que prega desvalores, vê-se claramente pessoas de grande capacidade técnica e intelectual totalmente corrompidas quando o assunto é caráter, valores humanos e cristãos.
O trabalho também significa um importante desafio para o jovem. Atualmente, os altos índices de desemprego, os baixos salários e as condições desumanas de trabalho o desanimam na busca por um lugar no mercado. Ao mesmo tempo, as crescentes necessidades da sociedade têm aberto um leque de ocupações e oportunidades com que outras gerações jamais puderam sonhar. Neste contexto paradoxal, o que falta a muitos jovens é uma visão cristã sobre o trabalho. Não enxergá-lo como mera forma de subsistência é uma das belezas do cristianismo. Por meio do trabalho, o ser humano tem a possibilidade de realizar a sua missão no mundo, de servir à sociedade, de participar da grande herança que a humanidade deixa para as gerações subseqüentes. O jovem cristão, que busca refletir sobre a riqueza que o trabalho representa em suas vidas, encontra motivação para, por meio dele, servir a Deus.
CONFIRA O TEXTO COMPLETO AO CLICAR AQUI
Autor: Paulo Henrique Silva. Boletim Seu Companheiro, Março de 2008
Disponível em: http://www.emaus.org.br/brasilia/SeuCompanheiro/Marco2008/SeuCompanheiro_Pagina05.pdf
0 Comentários