A relação divina do jejum na Quaresma é maior que nossa compreensão materialista. O homem é totalmente dependente de Deus, pena que muitos não observam tal relação.

Para entender este tema: O milagre de um Jejum com Deus é necessário compreensão do sentido da relação entre a Quaresma e o Jejum.

“A Quaresma para os católicos é o período de quarenta dias no qual realizam a preparação para a Páscoa, a mais importante festa do calendário litúrgico cristão, que celebra a Ressurreição de Jesus.”

A palavra jejum significa Juntar. Na religião a lógica é direcionar para abstenção de alimento. Porque o alimento? O alimento é que nutre o corpo. Quando fazemos jejum estamos junto a Deus, assim recebemos a nutrição espiritual.

O jejum não deve ser usado para fazer uma boa impressão nos outros. A Bíblia diz em Mateus 6,17-18: “Tu, porém, quando jejuar, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”

O Milagre da Quaresma está na compreensão e na prática de um verdadeiro jejum, esta compreensão está distorcida socialmente. O sentido do alimento se tornou comercial e material. Para se certificar deste fato, basta fazer a seguinte pergunta para qualquer pessoa: O que é Quaresma? O que é Jejum? Todos associam ao fato de não comer, poucos falarão da oração com Deus e com o irmão, este é o sentido da Campanha da Fraternidade.

“A Campanha da Fraternidade torna a Quaresma uma ação concreta” (Padre Ozenir)

Mesmo com tanta preparação da Quaresma, a sociedade fica cega e não enxerga a oportunidade que Deus nos dá para repetir o milagre do deserto. Porque é tão difícil compreender isto?

A sociedade promove um discurso de uma falsa liberdade, individualismo e consumismo que estão por trás de uma máscara, onde você só poderá ser feliz se estiver dentro deste ciclo vicioso. O homem em sua rotina diária é bombardeado de informações ideológicas que o aprisionam tornando seu tempo em uma espécie de resumo de vida, não sobrando tempo para uma meditação e reflexão de sua curta caminhada na terra. As distorções criadas pelo nosso sistema social, político e econômico com a nova roupagem cultura do mundo está embebedando nossa consciência sobre a verdade dos fatos.

Estudando mais a fundo a temática sempre pedindo iluminação e compreensão ao Espírito Santo, entendo que para o milagre de um jejum com Deus acontecer, será exigido da sociedade uma nova atitude e consciência moral de que o desequilíbrio está na falta de Deus e nas relações materiais da terra que pode levar a falência de toda vida do planeta.

O número de pessoas mortas e desaparecidas no Japão supera 20 mil. Teme-se um total bem mais alto de mortos pelo terremoto e o tsunami que atingiram o país há nove dias.

Temos que refletir junto a Deus sobre toda a vida do planeta, a Quaresma é um Momento ímpar, para um jejum prático em respeito a todos do nosso planeta.

“Nada se cria tudo se transforma”: Lavoisier. A transformação citada está nas mãos do homem e o resultado é o grande desafio. Nosso desafio como cristão é se tornar um milagre e nadar contra a correnteza desta sociedade.

Dedico este texto a todos os seres do planeta que sofreram e sofrem pela falta de um jejum da humanidade, que compreendam a relação essencial de Deus com a criação e criaturas. Esta ligação é o que garante a nossa sobrevivência.


Wanley Gomes – Sub Reg de Formação
JUFRA Nordeste A2 CE/PI